sexta-feira, 26 de abril de 2013

LICOPENO





O que são Carotenóide?

Carotenóides são pigmentos naturais presentes na dieta humana em frutas e vegetais. Dentre os carotenóides dietéticos, o licopeno é um dos antioxidantes mais potentes 



Os carotenóides são compostos amplamente encontrados na natureza e não são sintetizados pelos animais, mas por plantas e microorganismos, nos quais desempenham funções essenciais como pigmentos acessórios na fotossíntese e na fotoproteção.

Qualquer substância química de um grupo de substâncias tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, que são pigmentos amplamente difundidos na natureza. Caracterizam-se por apresentar moléculas oxidáveis, exibir cores que vão do amarelo ao vermelho, ser lipossolúveis, encontradas  em vegetais e essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.

Estas duas funções são conseqüências da estrutura conjugada de polieno dos carotenóides que permitem à molécula absorver luz e inativar oxigênio singlete e radicais livres (Paula et al, 2004).


Quimicamente o que é o Licopeno?



Um caroteno acíclico com 11 duplas ligações conjugadas, normalmente, todas na configuração "trans". 



As ligações duplas estão sujeitas a isomerização e vários isômeros na configuração "cis"(principalmente 5, 9, 13, ou 15) são encontrados em plantas e também no plasma. 

Desde que o organismo humano é incapaz desintetizar carotenóides a partir de precursores produzidos endogenamente, acaba sendo totalmente dependente das fontes dietéticas (exógenas) de carotenóides. 

De forma geral, tomate e seus produtos alimentícios derivados contribuem com pelo menos 85% do licopeno proveniente da dieta em humanos. Os restantes 15% são normalmente obtidos do melão, goiaba e mamão – todos estes frutos são fontes dietéticas de licopeno, porém em níveis muito inferiores ao tomate.


Sendo o principal carotenóide no sangue humano, o licopeno protege os lipídeos, proteínas e DNA do dano oxidativo. Por ser um potente seqüestrador do oxigênio "singlet"(uma forma reativa de oxigênio), tudo indica que tem propriedades antioxidantes comparativamente mais potentes que a maior parte dos outros carotenóides plasmáticos.



Quando estava cursando Química resolvi realizar uma pesquisa de extração do licopeno em produtos que consumimos em nossa alimentação, as descobertas foram incríveis, o tomate é o que possui uma quantidade significante. 

Uma fonte benéfica aos cabelos com as vantagens de: acelerar o crescimento, aumentar o brilho dos cabelos. Um forte antioxidante fazendo uma proteção aos danos causados pela exposição dos fios a radiação solar.



Fica a dica e a informação

Beijus da química

4 comentários:

  1. gostei muito bom msm eu Li obrigado

    ResponderExcluir
  2. Andréa, como posso saber mais sobre seus serviços de consultoria ?
    Um abraço, Gerson Miranda
    gerson_miranda@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gerson,
      Mandei para o meu email a respeito do que precisa.
      mecharosa@gmail.com

      Abraço
      Andréa

      Excluir