sábado, 9 de junho de 2012

Vegan - Entenda melhor

Boa Noite Leitoras e Leitores queridos.

Hoje resolvi falar de um tema muito divulgado por alguns de nossos colegas blogueiros, VEGAN.

O que é VEGAN? 
É um estilo de vida que respeita os animais. As pessoas que adotam este estilo de vida não se alimenta de produtos de origem animal ou que tenham resíduos de animais (leite, queijos, salsichas, ovos, mel, etc) mas se enganam que pensa que este estilo de vida fica apenas na alimentação. Não eles também não se vestem de produtos animais, evitam o consumo de cosméticos e fármacos que seus constituintes tenham origem animal ou ou que utilizem testes pré-clínicos (com animais).

Resumindo:
  1. Não são realizados testes com animais
  2. Não são produzidos com insumos animais

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VEGAN E VEGETARIANO?
Vegetariano é uma alimentação que exclui as carnes de animais de sua dieta alimentar, com ou sem o consumo de laticínios e ovos.
Veganismo é um estilo de vida que respeita os animais, excluímos da alimentação, do vestuário e do dia-a-dia qualquer produto derivado de animal.

Veganismo não é religião. 

Há uma lista de empresas que não praticam testes com animais e vocês podem consultar pelos seguintes sites:


Empresas que não fazem uso de produtos de origem animal


COMO IDENTIFICAR SE O PRODUTO QUE ESTA COMPRANDO É VEGAN?
Além da lista divulgada acima, algumas empresas acrescentam em seu rótulo um simbolo muito conhecido pelos Veganos, ou mesmo a composição em seus rótulos com os constituintes.


É POSSÍVEL TROCAR TESTES COM ANIMAIS EM COSMÉTICOS?
Segundo a própria ANVISA temos um avanço técnico-cientifico depois da década de 80 em substituição dos ensaios com animais para a avaliação de segurança dos produtos em cosméticos até mesmo garantindo a segurança toxicológica.


Em 1984, o Governo Britânico concedeu fundos para o desenvolvimento de métodos alternativos ao FRAME - Fund for Replacement of Animal Medical Experiments que, desde 1983, edita uma revista internacional intitulada ATLA - Alternatives to Laboratory Animals. Em 1994, foi inaugurado o ECVAM – European Committee for Validation of Alternative Methods - instituição da Comissão Européia encarregada de promover e validar técnicas e metodologias destinadas à substituição dos ensaios em animais. Algumas instituições, como CTFA - Cosmetic, Toiletries and Frangrance Association, IRAG - Interagency Regulatory Alternatives Group, FDA - Food and Drug Administration e Alternatives to Animal Testing, John Hopkins University, Baltimore - USA, são referências para acelerar a padronização e a harmonização de metodologias in vitro.

Pode-se citar a proposta de obtenção de células, tecidos ou organismos para subseqüentes estudos in vitro ao invés da matança de animais. Portanto, verifica-se que alguns métodos alternativos, podem ser utilizados na total substituição em estudos animais e outros, podem complementar dados, auxiliando na redução de utilização de animais empregados em todo projeto.

Portanto meus querido e queridas, não deixem que façam isto com os animais, eles são seres como todos nós. Há sim possibilidade de se testar os cosméticos que usamos de outra forma que não agrada a nossa saúde e nem a deles.

Fica a dica de uma química que trabalha a anos como consultora técnica em empresas de cosméticos e farmacêutica.

Beijus da química.




Nenhum comentário:

Postar um comentário