quinta-feira, 10 de maio de 2012

A nova moda - Arginina

Meninas e Meninos,

A Arginina é um dos aminoacidos codificados pelo código genetico, sendo portanto um dos componentes das proteinas dos seres vivos. Em mamiferos, a arginina pode ou não ser considerada como aminoácido essencial dependendo do estágio do desenvolvimento do indivíduo ou do seu estado de saúde



Mas buscando artigos cientificos me deparei com a informação que a Arginna em conjunto com a cistina, serina, ácido glutâmico, reonina, glicina, fazem parte dos 19 constituintes da queratina presente nos cabelos.

A aparência de um cabelo depende do estado da cuticula do fio e das condições da cortex.



E as máscaras e produtos capilares agem nas primeiras camadas dos cabelos, na cuticula e no cortex. Na cuticula realizando o selamento e no cortex na reestruturação capilar.

Se adicionada pequenas quantidades de aminoacidos (anfóteros), o resultado será redução da evaporação da água auxiliando a hidratação superficial. Em produtos com pH baixo, os aminoacidos atuam como carionicos auxiliam na neutralização cargas estáticas, melhorando assim a penteabilidade, aumento do volume e brilho dos fios. Porém devem ser adicionadas aos produtos uma quantidade significativa para que possa obter um resultado adequado no cortex.

Estou vendo várias propagandas de empresas de cosméticos informando que a Arginina em shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento acelera o crescimento e promove um crescimento mais resitente, que nutre o bulbo capilar, revitaliza a raiz e reforça a raiz, coisa que os estudos apresentados acima não comprovam nos testes realizados, será que realmente as empresas estão adicionando em seus produtos a quantidade deste aminoacido ou mesmo será que estão presentes na fórmulação. Fica a pergunta.

Já outros estudos dizem que a Arginina é um suplemento alimentar ou mesmo indicado para o crescimento humano em estatura, aumenta a quantidade de ureia eliinada pelo organismo.

A verdade é que para se comprovar os resultados destes estudos temos que ter uma concentração e um pH adequado. E não simplesmente informar que promove isto ou aquilo.

Fiquem espertas.

Beijus da quimica

2 comentários:

  1. Oi Andrea, tudo bem... Meus cabelos estão fracos,finos e quebrados demais. É possivel formular cremes, xampus, condicionadores a base de arginina... Isso me ajudaria... Que concentraçao seria... se vc puder me ajudar indicando algum outro produto, eu agradeço. Bjs Claudia

    ResponderExcluir
  2. Posso pensar numa formulação especifica com arginina para o seu caso.
    Caso tenham maiores interessados no produto poderia comercializa-lo em conjunto com a empresa em que sou química responsável em cosméticos capilares.
    Beijus

    ResponderExcluir