domingo, 20 de maio de 2012

Maquiagem

Meninas e meninos,


Hoje atendendo a pedidos o assunto hoje é sobre maquiagem.

A história da maquiagem começa no Egito Antigo, os primeiros registros mostram os faraós usando maquiagem nos olhos como uma especie de proteção para evitar que olhassem diretamente para Rá, o Deus - Sol. Depois através de Kohl começaram a misturar com óleo vegetal e gordura animal para proteger de infecções e formar uma barreira contra os raios solares. Mais tarde a conotação que hoje usamos a maquiagem, as mulheres de Tebas ficaram famosas por sua beleza e por seus olhos maquiados e Cleópatra teve papel importante ao representar o ideal de beleza daqueles tempos, a rainha do Egito banhava-se em leite de cabra, usava máscaras faciais com argila e maquiava seus olhos com o pó de Khol.

Depois dos egípcios, os gregos e romanos entraram nessa moda. Os romanos esfregavam cortiça queimada nos cílios para escurecê-los. Eles eram fãs das sombras e pós para realçar a pele, e também usavam corantes para deixar os lábios mais vivos.

O benefício da higiene pessoal cresceu ao longo do século 19. Donas de casa dessa época fabricavam cosméticos em suas próprias residências utilizando limonadas, leite, água de rosas, creme de pepino etc.

No século 20, a indústria de cosméticos cresceu muito. Em 1910, Helena Rubinstein abriu em Londres o primeiro salão de beleza do mundo. Em 1921, pela primeira vez o batom é embalado em um tubo e vendido em cartucho para as consumidoras. 

Nos anos 50, políticas de incentivo trouxeram para o Brasil empresas multinacionais gigantescas, como a americana Avon e a francesa L’Oréal. Essas empresas lançaram novidades como a venda direta e produtos para o público masculino. A maquiagem básica, que se compunha de pó-de-arroz e batom, foi se diversificando e se sofisticando.  

O maquiador Duda Molinos (2000) diz que “é possível combinar algumas técnicas de correção e texturas de maquiagem para dissimular, enganar ou iludir gostosamente quem vê”.


Para cada tipo de pele pede-se uma maquiagem especifica.

Estarei colocando um vídeo da Julia Petit falando de como a Angelina Jolie faz suas maquiagens.

http://www.youtube.com/watch?v=f1rgWidSR_s&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=g_6tHTy0gS0&feature=relmfu

Irei colocando outs videos com sugestões de maquiagem para outros  tons de pele e sugestões durante as semanas.

Beijus








2 comentários:

  1. Amei a postagem, muito interesante tiro muitas duvidas minhas.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Fico super feliz que tenha gostado. Aceito sugestões.

    ResponderExcluir