quinta-feira, 31 de maio de 2012

COSMÉTICOS: Butylphenyl methylpropional

Bom Dia,
Fiquei impressionada com o produto constituinte do creme corporal da Victoria Secrets chamado butylphenyl methylpropional.

É um aldeído, líquido incolor a amarelo pálido com um poderoso, odor floral doce. No segmento de cosméticos e produtos para cuidados pessoais, Butilfenil Metilpropional é utilizado em loções pós-banho, produtos de banho, banhos de espuma, produtos de limpeza, produtos para cabelos, hidratantes, perfumes e colônias, xampus e produtos para cuidados da pele.


Segundo informações 11 de Maio de 2006 do Ciclo de Conferências Ambiente e Cancro 2005/2006, organizado conjuntamente pela LPCC e IPO-Porto, este produto tem uso restrito devido ao elevado potencial de sensitização. Em animais causa deformações em esperma e perturbaçãos no SNC.
Cuidado pois onde há fumaça há fogo, ele esta presente em várias formulações, podendo a longo prazo realizar deformações geneticas.

Beijos da química.

14 comentários:

  1. Eu adoro quando você esta no cronograma sabia?

    Adoro ler suas matérias!

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Lucy muito obrigada. Sempre que quiserrem algum tema especificio por favor, podem falar que pesquiso, caso nao saiba e tento responder da melhor forma possivel.

    Adoro o cronograma, você esta de parabéns.
    Beijus

    ResponderExcluir
  3. Andrea eu adorei seu blog esses comentarios de ingredintes muito me interessam pois estou virando uma biologa dona de casa rsrsr Eu me interesso por tudo que diz respeito a saude afinal quem de nos mesmos para cuidar desse assunto nao é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, concordo é muito importante sabermos sobre o que estamos consumindo e colocando e nosso corpo.

    ResponderExcluir
  5. Esse produto é usado em quase todos os cremes para cabelo, uso pós lavagem, fiz uma pesquisa e não gostei! Desde que comecei a usar creme para pentear que meu cabelo está a cair muito.
    Resolvi pesquisar por medo que algo pior viesse a acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréa, gostei muito do seu Blog.
    Parabéns!!! Gostaria de saber se você poderia pesquisar sobre o Dodecane, queria saber se ele é derivado de petróleo, fiz pesquisas e ao que tudo indica ele é mesmo um derivado de petróleo mas é substituível pelo Parafol 1297, mas gostaria de uma palavra de uma química, se você puder me ajudar te agradeço imensamente.
    Bjks e Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Gabyzinha, obrigada, vou pesquisar e irei realizar um post sobre o Dodecane.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Andréa vc pesquisou pelo dodecane? Tb estou interessada no assunto.

    ResponderExcluir
  9. o hidratante da marca Natura usa esta quimica.
    Methylpropional - ( cancerígeno???)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei mal com o hidratante da natura q tem essa composicao

      Excluir
  10. Ola boa tarde! Me chamo Luciana gostaria que me explicase se é normal conter SODIUM HYDROXIDE que pesquisei e descobrir que é SODA CAUSTICA. Em sabonete liquido infantil. Por favor responda-me assim que puder.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Esse fármaco é um derivado do Kathon CG? Tenho uma alergia terrível ao Kathon e nunca sei ao certo quais os seus sinônimos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá, o Butylphenyl methylpropional é apenas um dos componentes da FRAGRÂNCIA. Qualquer perfume vai ter substâncias aromáticas, até mesmo as naturais. Normalmente estão no final da composição do rótulo...só devem se preocupar, caso tenham alergias específicas.
    Normalmente uma fragrância é 0,5% de um produto, e os alergênicos ficam na casa de 0,1% da FRAGRÂNCIA, ou seja, a quantidade é muito pequena.

    ResponderExcluir
  13. Sobre o SODIUM HYDROXIDE, é usado apenas para regular o pH do produto final. Se o produto final por exemplo está com pH 5,0, e querem que ele fique com pH 7,0 (neutro), pode se usar o hidróxido de sódio para subir o pH, que não causará problemas. O que manda é o pH final do produto, e não dos seus componentes individuais.

    ResponderExcluir