quinta-feira, 12 de abril de 2012

Shampoos Sem Sal x Hidróxido de Sódio

Meninas e meninos,

É meninas, temos os meninos também acessando o blog, então preciso mudar a saudação senão levo bronca deles.

Depois de tanto tempo sem escrever sobre produtos e composição, acabei me deparando com alguns rótulos e fiquei surpresa com a cara de pau de alguns fabricantes de shampoos que colocam que o produto é SEM SAL porém adicionam HIDRÓXIDO DE SÓDIO na composição.

Gente, sabe qual a caracterisitica e efeitos deste hidróxido de sódio, terrivelllll.

HIDROXIDO DE SÓDIO (SODIUM HYDROXIDE), traduzindo soda caústica, ela é corrosiva, por isso é muito mais preocupante comprar um shampoo com hidroxido,do que um com sal...Para baratear os produtos, as marcas costumam usar esse inimigo...

É uma das bases mais fortes com pH 13, ocasiona a lixivia caústica que nada mais é do que uma erosão em seus cabelos, podendo causar queimaduras no couro cabeludo e até mesmo cegueira em contato com os olhos.

Alguns produtos que encontrei nos rótulos este vilão:

- TRESemme


- Ecologie Grisalhos Homem
- Seda SOS Reconstrução Estrutural / Keraforce / Crescimento Fortificado
- Garnier Fructis Óleo Reparação / Fortificante liso absoluto
- Dove Reconstrução Completa
- Kerastase Bain Substantif Shampoo / Nutritive Bain Satin






Fica a dica do dia.  Beijus da química

16 comentários:

  1. Amiga me pintou uma duvida, tem problema: Eu uso quimica no cabelo que é Hidrixido de Sódio-Salon Line, e ficar usando shampoo sem sal?

    ResponderExcluir
  2. Karina,
    Sinceramente não. Pois se for realizar a fórmula de reação com ou sem sal a formula se decompõe formando sal de qualquer jeito. Este mito foi feito para que as empresas vendessem produtos mais caros para o publico com quimica nos cabelos.

    O lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção de qualquer um dos shampoos acontece uma reação química que resulta em cloreto de sódio (ou seja, o nosso sal)!

    Beijus da quimica

    ResponderExcluir
  3. Oi amei o blog parabéns, essa quantidade de hidróxido citada traz algum mal ao cabelo? , digo assim eu lavo o meu 3 vezes na semana, o uso continuo do shampoo com esse componente viria a trazer danos sérios ao meu cabelo? Desde de já obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. A minha dúvida é sobre a quantidade. Já que ela é mínima nos shampoos, ela faz mal ao cabelo?

    ResponderExcluir
  5. Apesar de testes na anvisa e de que a quantidade seja mínima nos produtos, quem usa amônia seja em tituras, relaxamentos e alisamentos deveria ficar atent@ porque hidróxido de sódio e amônia são incompatíveis. Lógico que não devemos entrar em pânico, mas é sempre bom estar atentos ao que usamos nos cabelos.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de testes na anvisa e de que a quantidade seja mínima nos produtos, quem usa amônia seja em tituras, relaxamentos e alisamentos deveria ficar atent@ porque hidróxido de sódio e amônia são incompatíveis. Lógico que não devemos entrar em pânico, mas é sempre bom estar atentos ao que usamos nos cabelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, tudo tem que haver uma moderaçao e um cuidado ao escolhermos o produto que iremos utilizar.

      Excluir
  7. Sou loira de luzes ,esse tipo de shampoo com hidróxido ,f estraga o cabelo de luzes?

    ResponderExcluir
  8. Oi! e quais shampoo e condicionadores não possuem hidróxido de sódio?
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. Tive problema com dois cabelos: fui retocar mechas em dois cabelos que cuido a mais de 10 anos e tive problema , as duas cliente usavam shampoo que têm hidróxido de sódio em suas composições , mas infelizmente só constatei isso depois do ocorrido. Estou muito indignada com essa situação . Porque a anvisa permite que essa substância seja colocadas em alguns shampoos! Tem que ser proibido porque da reação sim !

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite. Tenho uma dúvida, eu comecei hoje a usar shampoo sem sal e sem o tal sódio, a marca do shampoo é Angel. A minha questão é posso usar outros produtos, máscaras óleos etc. Porque me disseram que para usar esse shampoo havia produtos que não poderia usar porque o shampoo não os retirava bem. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, quais a linha capilar que realmente não contém o vilão SODIUM HYDROXIDE?
    Pois tenho luzes platinadas e esse vilão amarela muito.

    ResponderExcluir
  12. Qual o shampoo e condicionador que boa contém hidróxido de ácido

    ResponderExcluir